·
Nome Popular – Barbado, Piranambu, Barba-chata
·
Nome Científico – Pinirampus pirinampu
·
Família – Pimelodidae
· Distribuição Geográfica – Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata.
Descrição
Peixe de couro. As características mais marcantes são os barbilhões longos e achatados, daí o nome vulgar, e a nadadeira adiposa muito longa, começando logo após a nadadeira dorsal. A coloração é cinza a castanho no dorso e flancos, clareando na região ventral. Logo ao ser retirado da água pode apresentar uma coloração esverdeada no dorso. Alcança cerca de 80cm de comprimento total e pode chegar a 12kg, mas o peso médio varia de 3 a 5kg.
Ecologia
A espécie é comum ao longo da beira dos rios, na frente de vilas e cidades, e, por esse motivo, é importante para a pesca de subsistência. Inclui vários itens alimentares em sua dieta, mas costuma ser um piscívoro bastante voraz quando ataca peixes presos nas redes. No rio Madeira, na Cachoeira do Teotônio, cardumes de barba-chata aparecem em novembro/dezembro.
Conheça os serviços disponíveis
· Equipamentos – O equipamento para a captura do barbado é do tipo médio/pesado, montado com chumbo para manter a isca no fundo. As linhas mais apropriadas são de 17, 20 e 25 lb. e os anzóis de n° 4/0 a 8/0.
· Iscas – Este peixe só é capturado com iscas naturais, como peixes inteiros ou em pedaços e minhocuçu.
· Dicas – É um peixe que briga muito. Deve ser colocado no gelo, logo após capturado porque estraga facilmente.
Medidas permitidas:
Bacia do Paraná: 50 cm
Conheça 3 pontos de pesca de Barbado.
Utilize o espaço abaixo para deixar seu comentário
Confira informações relacionadas